a educação sozinha não faz a transformação do mundo,
mas esta a implica.
Paulo Freire
As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior
desta superação.
Mírian P. S. Z. Grinspun
Educação não é privilégio.
Anísio Teixeira

Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.
Paulo Freire (2004)
"Descobrimos assim que a educação não é aquilo que o professor dá, mas um processo natural que se desenvolve espontaneamente no indivíduo humano;
que não se adquire ouvindo palavras,
mas em virtude de experiências
efetuadas no ambiente."
Maria Montessori
É preciso lembrar que não há nada mais difícil de manejar, mais perigoso de conduzir e mais incerto no seu êxito do que ser o primeiro a apresentar uma nova ordem das coisas. Porque o inovador tem como inimigos todos os que prosperam nas antigas condições e como defensores mornos todos os que talvez prosperem nas novas.
As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior
desta superação.
Mírian P. S. Z. Grinspun
Educação não é privilégio.
Anísio Teixeira
Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.
Paulo Freire (2004)
Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.
Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza desigualdades.
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Nascemos fracos, precisamos de força; nascemos desprovidos de tudo, temos necessidade de assistência; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo o que não temos ao nascer, e de que precisamos adultos, é nos dado pela educação.
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes, eu amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. Paulo Freire
"Descobrimos assim que a educação não é aquilo que o professor dá, mas um processo natural que se desenvolve espontaneamente no indivíduo humano;
que não se adquire ouvindo palavras,
mas em virtude de experiências
efetuadas no ambiente."
Maria Montessori
Crianças são como borboletas
ao vento.
Algumas voam rápido...
Outras voam pausadamente,
Mas todas voam do seu jeito!
Cada uma é diferente!
Cada uma é linda!
Cada uma é especial!
São todas especiais na
maneira de se deixarem levar ao vento, até pousarem majestosamente nas flores
do jardim!
(atribuído a uma criança especial)
É preciso lembrar que não há nada mais difícil de manejar, mais perigoso de conduzir e mais incerto no seu êxito do que ser o primeiro a apresentar uma nova ordem das coisas. Porque o inovador tem como inimigos todos os que prosperam nas antigas condições e como defensores mornos todos os que talvez prosperem nas novas.
Nicolau Maquiavel
"Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é
necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento."
"O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças escondidas da criança."
"O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças escondidas da criança."
Ovide Decroly
Muito bom para exercício constante de reflexão
ResponderExcluirOlá! Obrigada! Bj
Excluir